quinta-feira, 29 de maio de 2025


A programação oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trouxe juntos a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), em um mesmo evento, na cidade de Salgueiro, localizada no Sertão de Pernambuco, ontem.

Durante a assinatura da ordem de serviço para a duplicação da terceira estação de bombeamento do Projeto de Integração do São Francisco, os líderes políticos mantiveram uma postura institucional e a governadora fez um gesto de promoção da unidade fora do período eleitoral.

Em seu pronunciamento durante a cerimônia, Raquel Lyra enfatizou a importância da união, com o intuito de elevar a qualidade de vida dos cidadãos. “Existem muitos mais elementos que nos unem neste palco do que nos separam. Tempo de eleições é tempo eleitoral, aqui é um espaço de união,” destacou ao finalizar um discurso que durou 13 minutos.

A governadora gastou quatro minutos para saudar nominalmente as autoridades presentes. Ela mencionou cada um dos quase 50 prefeitos de Pernambuco de várias regiões, incluindo João Campos. Ela acabou não citando a senadora Teresa Leitão (PT) e pediu desculpas logo em seguida. “Fiz questão de cumprimentar nominalmente todas as autoridades aqui presentes, porque considero profundamente que a força de todos nós juntos tem feito o estado de Pernambuco voltar a prosperar,” enfatizou.

João Campos chegou a Pernambuco vindo de Brasília, no mesmo voo que o presidente Lula e a senadora Teresa Leitão (PT). Ao abordar as atividades do presidente, o prefeito ressaltou a importância da Transposição do Rio São Francisco e relembrando o legado de seu bisavô, o ex-governador Miguel Arraes.

“Estou muito contente por estar aqui neste momento. Esta é uma obra de enorme significância. A capacidade de bombeamento será aumentada. Para ter uma noção da grandiosidade disso, o bombeamento na estação em Salgueiro será equivalente a 6 milhões de caminhões-pipa transportando água. Parabéns ao presidente Lula por mais uma conquista histórica na transposição do Rio Francisco,” destacou.

A visão de dois potenciais oponentes ao lado do presidente Lula não é uma novidade na política de Pernambuco. Durante a campanha eleitoral de 2006, o então ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos (PSB), que é pai do prefeito João Campos, compartilhava o mesmo palanque do presidente Lula em eventos no estado, ao lado do ministro da Saúde da época, Humberto Costa (PT). Ambos disputaram o governo do estado naquele ano, e Eduardo Campos foi eleito governador de Pernambuco, tendo João Lyra Neto, pai da atual governadora Raquel Lyra, como s

Link Curto: