segunda-feira, 14 de abr de 2025


Em mais um ano, Pernambuco está entre os estados com as universidades públicas mais bem avaliadas do país. Os indicadores de qualidade são do Ministério da Educação (MEC), que avaliam as instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas e foram divulgados na sexta-feira (11).

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) alcançou o conceito 5, nível máximo do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

A UFRPE também comemora evolução nas avaliações dos cursos de graduação, como Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica.

No Campus-Sede, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária ficaram com nota máxima, na escala de 0 a 5. Zootecnia (campus Recife) e Agronomia (UAST) tiveram nota 4. Já na UACSA , Engenharia Civil e Engenharia Mecânica ficaram com 4 e Engenharia Elétrica com nota 3.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Enade. Ele é divulgado anualmente pelo Ministério da Educação para os cursos que tiveram estudantes concluintes participantes do Enade.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Danielli Dantas, destaca o protagonismo dos estudantes e dos coordenadores dos cursos, que vêm trabalhando, junto à Pró-Reitoria, para uma participação cada vez maior no Exame.

“O bom desempenho da UFRPE nesta avaliação é a demonstração que o esforço coletivo de discentes, docentes e técnicos fazem a diferença para termos uma educação de qualidade e inclusiva. O papel da Pró-Reitoria neste processo é o conseguir compreender o funcionamento desta engrenagem e auxiliar cada um a conseguir desempenhar seu papel da melhor forma”, finaliza.

DIVULGAÇÃO NACIONAL

Esses indicadores são instrumentos usados para avaliar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no Brasil. Expressos em escala contínua e em cinco níveis, têm relação direta com o Ciclo Avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, reforçou a importância do novo formato do exame, o Enade das Licenciaturas, na formação dos professores para a educação básica, e do avanço no aperfeiçoamento da avaliação dos cursos da área da saúde.

Palacios destacou ainda que, nos últimos meses, o Instituto tem aprofundado os estudos voltados à área da saúde, com o objetivo de avançar na avaliação das especialidades desse campo do conhecimento. O foco está na melhoria dos processos e instrumentos de avaliação, de forma a gerar evidências educacionais mais precisas que contribuam para a melhoria da formação profissional na saúde.

Na oportunidade, foi divulgado um estudo preliminar sobre o desempenho dos estudantes dos cursos de medicina. O objetivo da pesquisa é aprimorar os processos de avaliação, com foco em componentes específicos da formação médica.

De acordo com os dados, entre os cursos analisados:

  • 70 apresentaram desempenho acima do esperado;
    196 ficaram dentro do esperado;
    39 ficaram abaixo do esperado.
    O levantamento vai contribuir também para a melhoria contínua da qualidade dos cursos e para o fortalecimento da formação médica no país.

Enade 2023 – O Enade 2023 avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil. Considerando a nota geral média de cada área de avaliação, numa escala de 0 a 100, os cursos da área de saúde e bem-estar que mais se destacaram foram medicina (65) e fisioterapia (53,67). Na área de engenharias, arquitetura e urbanismo, destacaram-se os cursos de arquitetura e urbanismo (56,94) e engenharia ambiental (55,22). Já entre os cursos tecnológicos, o maior destaque foi segurança do trabalho (52,62).

O diretor de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep, Ulysses Tavares Teixeira, ressaltou a importância de contextualizar os resultados das avaliações e adotar uma abordagem multidimensional para compreender melhor as especificidades de cada curso. Entre os eixos considerados estão: condições de oferta e formação; pesquisa e desenvolvimento; extensão e participação social; acesso, permanência e conclusão; além dos resultados de desempenho.

Com base nas respostas ao Questionário do Estudante, o levantamento identificou a percepção dos estudantes sobre a formação e condições de ensino. Segundo Teixeira, essas percepções são fundamentais para compreender os fatores que influenciam a permanência dos alunos nos cursos, especialmente daqueles que recebem algum tipo de auxílio estudantil.

Cursos avaliados – Na edição de 2023 do Enade, foram avaliadas as seguintes áreas em bacharelado: agronomia; arquitetura e urbanismo; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica e engenharia química.

Foram avaliados também os cursos de biomedicina; enfermagem; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; zootecnia; além dos seguintes cursos superiores de tecnologia: agronegócio; estética e cosmética; gestão ambiental; gestão hospitalar; radiologia e segurança no trabalho.

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