Raquel Lyra atrai prefeitos aliados para PSD visando as eleições de 2026

28 de março de 2025 Política
Fabiano Santos por Fabiano Santos

Após migrar para o PSD, a governadora Raquel Lyra vem atuando nos bastidores para atrair prefeitos aliados para o novo partido. Essa tem sido uma das estratégias da gestora visando seu fortalecimento político no governo estadual, de olho nas eleições de 2026.

Dias após a filiação ao novo partido, a governadora já trouxe quatro prefeitos para a base governista. Um dos primeiros a aderir ao partido foi o prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, que era do PSB, sigla do prefeito João Campos, possível adversário de Raquel no ano que vem.

Além dele o prefeito reeleito de Bom Jardim, Janjão, deixou o União Brasil e também se juntou a sigla comandada por Gilberto Kassab

Já o prefeito de Jatobá, Rogério Ferreira, trocou o Republicanos pelo partido da governadora. A mesma movimentação aconteceu nesta semana, com Dr. Histênio e Dão de Lavandeira, prefeito e vice-prefeito de Vertente do Lério, respectivamente, que deixaram o MDB.

Para a cientista política Priscila Lapa, o movimento feito pela governadora é considerado natural. “Ser um prefeito ou deputado da base do governo é muito vantajoso, pela capacidade de alocar recursos nas bases. O Estado tem estrutura, cargos, recursos para ofertar, que se tornam muito atrativos”, avaliou.

“Quando há uma mudança de partido, a tendência é que haja esse efeito de ‘arrasto’, de pessoas que vão junto, até porque ser aliado de primeira hora é importante no jogo político”, completou Priscila Lapa.

O PSD, que é presidido por Raquel Lyra em Pernambuco, agora conta com 25 prefeitos espalhados pelas cidades pernambucanas.

Até o momento, nenhum prefeito do PSDB, sigla anterior da governadora, deixou a legenda para migrar para o PSD, como era ventilado antes da migração de Raquel. Isso ocorre porque a vice-governadora Priscila Krause se filiou ao partido tucano, buscando manter a sigla na base governista.

MUDANÇAS DENTRO DO GOVERNO

O mesmo jogo político do governo Raquel Lyra está sendo feito dentro da gestão, principalmente, no primeiro escalão, com a ampliação do espaço dado ao Partido Progressista, comandado em Pernambuco pelo deputado federal Eduardo da Fonte.

Na última segunda-feira, o deputado estadual Kaio Maniçoba (PP) substituiu Paulo Nery na secretaria de Turismo e Lazer, que foi remanejado para o Porto do Recife.

A ex-vereadora do Recife Michele Collins (PP) também foi nomeada pelo governo estadual como diretora da Arena de Pernambucano, equipamento esportivo que faz parte da pasta de Turismo

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site