sexta-feira, 25 de outubro de 2024
O deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) e o primeiro-secretário Gustavo Gouveia (SD) têm dado uma verdadeira demonstração de capacidade de ação e articulação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que anulou a antecipação das eleições da Mesa Diretora.
Gouveia e Álvaro têm feito um excelente trabalho de aproximação do Legislativo com o povo pernambucano, com programas como o Alepe Cuida, que levou serviços de assistência e saúde a diversos municípios, além de bom trânsito com os pares e agilidade na discussão e votação de projetos cruciais para o estado.
Nos bastidores, se fala em “clima tranquilo” para a recondução da dupla nas eleições para o próximo biênio (2025-2026).
E muito desse cenário tem começado a ganhar força sob os holofotes e não apenas nos bastidores. Recentemente, em entrevista aos blogs do Elielson e do Alberes Xavier, os deputados estaduais Aglailson Victor e Rodrigo Farias anteciparam o voto na chapa de Álvaro e Gustavo, tendo exaltado os feitos dos pares na defesa da autonomia do Poder Legislativo.
“Álvaro vem conduzindo a Casa com tranquilidade, transparência e diálogo. Tanto ele quanto Gustavo trabalham em favor dos deputados para tenham as condições necessárias para que possam fazer seus trabalhos, para que hajam os debates necessários para o benefício da população de Pernambuco”, disse Farias.
A tendência é que essas declarações aumentem com o passar dos dias tendo em vista o respeito e reconhecimento que Álvaro e Gustavo ostentam entre os representantes da Casa de Joaquim Nabuco.
Gestos que falam:
A recente declaração da governadora Raquel Lyra (PSDB) de que não pretende interferir na eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco foi compreendida como um gesto ao presidente Álvaro Porto (PSDB) e, sobretudo, à autonomia da Casa.
Mas esse não foi o primeiro aceno de Raquel a Álvaro. Ainda em agosto, quando o deputado mudou de idade a tucana presenteou o chefe do Legislativo com um quadro de J. Borges, com dedicatória feita a mão.
Já em setembro, Porto sofreu um acidente na 22ª Missa do Vaqueiro em Canhotinho e foi levado para o Hospital Memorial São José, no Recife. Na ocasião, Raquel visitou o parlamentar e conversaram por cerca de 30 minutos.
A aproximação pode ser interpretada de duas maneiras. A primeira é estabelecer uma boa relação com com Álvaro, que tem mantido a relação institucional no mais alto nível. A segunda é tentar afastar o deputado de João Campos (PSB), eventual adversário de Raquel em 2026.