sábado, 17 de ago de 2024
Vinte e uma escolas públicas tiraram nota 10 nos primeiros anos do ensino fundamental no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, e todas elas estão no Nordeste – os anos iniciais vão do 1º ao 5º ano, com estudantes de 6 a 10 anos de idade.
Das escolas nota 10, 15 estão no Ceará; cinco, em Alagoas; e uma, em Pernambuco. As unidades foram as únicas a conseguir a pontuação máxima entre todas as escolas públicas que tiveram o ensino fundamental e o ensino médio avaliados.
Localizada no distrito Maravilha, a cerca de 36 quilômetros da sede do município de Custódia, no Sertão do Moxotó, a Escola Municipal Manoel Leandro Morais foi a única unidade pública de ensino de Pernambuco a alcançar nota dez nos anos iniciais do fundamental, segundo os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última quarta-feira (14).
Principal medidor da qualidade do ensino brasileiro, o Ideb considera o indicador de rendimento escolar (calculado pelas taxas de aprovação dos estudantes em determinado ano) e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Essa é a primeira vez que o Ideb confere nota dez a uma escola.
Com cerca de 290 alunos matriculados do 1º ao 5º ano do fundamental I, nos turnos manhã e tarde, a Escola Municipal Manoel Leandro Morais tem focado nas crianças que apresentam dificuldades de aprendizado, além de trazer a família para participar ativamente da vida escolar desses alunos.
A presidente-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, analisou o resultado do Ideb.
“Estados que focaram muito em alfabetização, muito em formação de professores, que são as políticas básicas, que têm mais resultados, são aquelas que têm mais evidência que vão ser traduzidas em resultado. Então é importante a gente olhar para aquilo que está sendo feito nesses estados, para poder servir de farol para todo o Brasil.”
O Ideb é o principal indicador da educação básica do Brasil. Ele avalia o desempenho dos estudantes a partir da taxa de aprovação das escolas e dos resultados numa avaliação de matemática e português.