Homem é preso após agredir a mãe e a irmã em Lajedo; Pernambuco tem média de 143 casos por dia de violência doméstica em sete meses

10 de agosto de 2024 Policial
Fabiano Santos por Fabiano Santos

Um homem de 21 anos foi preso após agredir a mãe e a irmã dentro de casa, na zona rural de Lajedo, Agreste do Estado.
O suspeito ainda quebrou vários móveis da residência e ameaçou familiares. O caso de violência doméstica/familiar aconteceu nessa quinta-feira (9).
Este tipo de crime que tem uma média diária de 143 casos e mais de 4 mil ocorrências por mês, entre janeiro a julho deste ano, de acordo com os dados estatísticos da Secretaria de Defesa Social (SDS).
As vítimas, uma mulher de 51 anos e outra de 27, também foram expulsas de casa pelo agressor, no Sítio Olho D’água Velho.
Informações repassadas por testemunhas à polícia dão conta que o suspeito, identificado como Diego Feitosa da Silva, de 21 anos, chegou em casa com comportamento agressivo e teria jogado a mãe no chão e dado um soco no rosto da irmã.
O caso deve ser investigado pela Delegacia de Lajedo. “O autor foi levado à delegacia para realização dos procedimentos cabíveis, ficando à disposição da justiça após audiência de custódia”, disse a polícia, por meio de nota.
Balanço de violência doméstica 
De acordo com estatísticas da SDS divulgadas esta semana, revelam que entre janeiro a julho deste ano, foram contabilizadas 30.636 ocorrências de violência doméstica/familiar.
Isso significa uma média diária de 143 ocorrências 4.376 casos por mês.
São contabilizados casos de morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, além de danos moral e patrimonial.
No mês de julho, a pasta registrou 3.772 casos contabilizados nos 31 dias do mês.
Por regiões
Segundo os dados da SDS, o interior foi o líder no ranking de regiões com mais casos de violência contra a mulher no estado, em julho.
A SDS contabilizou 1.931 casos fora da Região Metropolitana do Recife nos 31 dias do mês passado.
Já a Região Metropolitana vem na segunda posição, com um total de 1.208 casos em julho.
Já a capital pernambucana somou 633 ocorrências neste período.
No acumulado da séria histórica entre janeiro a julho deste ano, o Interior do Estado soma 15548 casos, seguido da Região Metropolitana com 9.421 e a capital pernambucana com 5.667 casos.
Pesquisa
Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa DataSenado, divulgado no mês de fevereiro, apontou que Pernambuco é o décimo estado no ranking de uma pesquisa que entrevistou mulheres que declararam já ter sofrido algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por homens.
Em Pernambuco, 30% das mulheres entrevistadas declararam já ter sido vítimas deste tipo de crime. O estado que lidera o ranking é o Amazonas, com 38%.
No mesmo levantamento, foi apontado que cerca de metade das moradoras dos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro acreditam que as mulheres não são tratadas com respeito no Brasil (53%, 53% e 55%, respectivamente). Os índices ultrapassam o obtido na pesquisa nacional (46%).
Na pesquisa, foram entrevistadas 21.787 brasileiras, com 16 anos ou mais, por telefone, entre os dias 21 de agosto e 25 de setembro de 2023.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site