sexta-feira, 21 de jun de 2024
Pressionado pelas dificuldades nas articulações com o Congresso Nacional e na recuperação da sua popularidade, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convocou os governadores nordestinos para uma reunião, ontem (20), a portas fechadas no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, em Fortaleza. O encontro durou cerca de 2h30.
Dos gestores da região, oito atenderam ao convite do chefe de Estado: a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB); a governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra (PT); o governador da Paraíba, João Azevedo (PSB); o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB); o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT); o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB).
Somente o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), não marcou presença no ato. A governadora Raquel Lyra (PSDB) cancelou a participação em agenda administrativa, na tarde desta quinta-feira (20), em Araripina, no Sertão de Pernambuco, para atender ao chamado do chefe de Estado. A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) vai representá-la no compromisso.
O encontro também contou com a presença de ministros do Governo Lula como Nísia Trindade (Saúde), Laércio Portela (Comunicação), Jader Filho (Cidades) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).