segunda-feira, 17 de jun de 2024


Com a proximidade do período de recesso parlamentar, que terá início após o feriado de São João, na próxima semana, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) começa a votar, nesta segunda-feira (17/06), um pacote de projetos do Governo do Estado. As matérias serão avaliadas na manhã de hoje nas principais comissões (Justiça, Finanças e Administração) e devem seguir para o Plenário da Casa nesta terça-feira (18).

Entre as medidas enviadas pela gestão Raquel Lyra (PSDB) para o Legislativo, estão os projetos que reajustam remunerações e reestruturam carreiras de servidores do Estado, entre eles trabalhadores da educação, da saúde e funcionários da Procuradoria-Geral. As matérias devem ser aprovadas sem dificuldade porque chegaram à Alepe depois de negociações com as categorias.

Inflação

De acordo com o Poder Executivo, as propostas estabelecem, de maneira equânime, que nenhuma categoria receberá abaixo da inflação e nem acima de 20%. Os projetos também extinguem os valores de vencimento base inferiores ao salário mínimo que, historicamente, são completados com abonos.

“A nossa gestão tem um compromisso muito claro com o respeito e valorização dos servidores e das servidoras do nosso Estado. Afinal, esses profissionais se dedicam a garantir o funcionamento dos serviços públicos. Com muito esforço, conseguimos chegar a um acordo com sete categorias, fruto de muito diálogo e compreensão de ambas as partes”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Negociações

O debate sobre os reajustes salariais foi construído durante as negociações de mesa específicas mantidas com as representações sindicais. Com exceção dos professores e dos servidores administrativos da educação, os demais grupos firmaram acordos plurianuais, ou seja, até 2026. Esse pacote de projetos contemplará um contingente de 40% do total das categorias, sendo beneficiados cerca de 80% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. Os acordos entram em vigor a partir deste mês.

Link Curto: