terça-feira, 30 de jan de 2024
Prefeito de Angelim, Douglas Duarte (PSB), reuniu ontem seu grupo político e definiu, através do consenso, o nome do pré-candidato da situação, na eleição de outubro deste ano.
Carlos Henrique, conhecido como Caíque, empresário, da tradicional família Costa, é o nome que uniu os integrantes do grupo governista, tendo o apoio não somente de Douglas, como da vice, Rosa Cavalcante, do ex-prefeito Samuel Salgado, do vereador petista Oliveira, do presidente da Câmara Bruno e diversas outras lideranças.
Caíque é natural de Angelim, mas se tornou um grande empresário com negócios em Maceió e outras cidades. Mesmo tendo suas atividades fora da terra natal, ele nunca perdeu o contato com suas origens. Tanto que já conseguiu emprego, ao logo do tempo, para pelo menos 250 angelinenses.
A família Costa não é Salgado, nem Calado, dois sobrenomes que vêm se revezando no poder em Angelim há anos. Mas um integrante do clã, João da Costa, foi prefeito do município.
O João da Costa que governou Angelim é pai do outro João da Costa, que foi deputado estadual e prefeito do Recife.
Maioria dos integrantes da família Costa votavam com o grupo de Marco Calado. Com a candidatura de Caíque, a tendência é que todos se unam em torno do parente ilustre.
Escolhido o pré-candidato a prefeito, falta definir o vice. Alguns nomes foram colocados e uma das opções é o vereador Oliveira, do PT, eleito e reeleito para a Câmara Municipal. Os outros petistas que são opção para compor a aliança com o PSB são Sandro Rocha e José Lito.
Apesar de ter tido o seu nome bem recebido, Oliveira não definiu ainda se irá compor a chapa do PSB. Segundo o vereador, no PT as decisões são tomadas coletivamente, de modo que ele precisa conversar com o senador Humberto Costa, o deputado federal Carlos Veras e o deputado estadual Doriel Sampaio, antes de uma decisão.
“São lideranças estaduais do partido e além disso têm ajudado Angelim, através do meu mandato. Por isso precisam ser ouvidos”, explicou Oliveira, deixando claro que não se recusa a ser vice, caso haja consenso no PT, a nível municipal e estadual.
O petista elogiou a decisão de Douglas Duarte em apresentar o nome de Carlos Henrique. “É um empresário ainda jovem, que tem visão ampla e conhece a realidade do município. Tem muito a oferecer a Angelim”, comentou.
Douglas Duarte está concluindo o segundo mandato, tendo sido reeleito com uma vitória expressiva em 2020, quando derrotou a oposição em todas as urnas do município.
É reconhecido como um dos melhores prefeitos da história de Angelim e um dos bons gestores do Agreste Meridional.
A oposição ainda não oficializou os nomes dos seus candidatos. Mas o que se comenta na cidade é que a chapa para enfrentar o grupo da situação deve ser formada por Marco Calado Filho (que perdeu para Douglas na eleição passada), tendo como vice Ítala, esposa do deputado federal Fernando Rodolfo.
Marco Calado é secretário de saúde em Caetés desde a gestão de Armando Duarte. A informação que temos é que Ítala é natural de Arcoverde, morou e trabalhou em Garanhuns (onde vivem seus pais). Tem formação na área de Nutrição. Não tem ligação antiga com Angelim. O deputado Fernando Rodolfo é que tem parentes no município, por parte de sua mãe.
Informações de Roberto Almeida
Link Curto: