quinta-feira, 14 de dez de 2023
Uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco, nesta quinta-feira (14), está cumprindo mandados de prisão contra cinco policiais militares envolvidos numa sequência de assassinatos, ocorrida em setembro deste ano, no bairro de Tabatinga, em Camaragibe, no Grande Recife.
A coluna Segurança apurou que, entre os presos preventivamente, há oficiais da PM. A investigação apontou que as execuções de pessoas de uma mesma família foram praticadas por vingança após as mortes de dois militares.
Além dos mandados de prisão, estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão. Os alvos estão sendo investigados pelos crimes de associação criminosa e homicídio.
A operação, denominada Sobejo, é liderada pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) e conta com apoio da Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS). Há 130 policiais civis envolvidos no cumprimento dos mandados.
A operação relacionada à “Chacina de Camaragibe”, como o caso ficou conhecido nacionalmente, foi autorizada pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Camaragibe.
Em outubro, a pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), uma outra operação foi deflagrada para cumprir mandados de busca e apreensão contra os policiais militares. Na ocasião, celulares de oficiais da PM – hoje presos – foram recolhidos e passaram por perícias.