sexta-feira, 01 de dez de 2023
O primeiro ano do mandato da governadora Raquel Lyra (PSDB) entra na reta final com um fato importante: a clara aproximação da chefe do Executivo com o presidente Lula. Essa sintonia, que começou com anúncios de parcerias para obras e elogios em atos públicos, ficou ainda mais evidente agora, com a ida da governadora para Dubai, onde ela participa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28).
Não é uma viagem qualquer. Longe disso. Raquel integra a comitiva do governo federal a convite do presidente Lula, o que revela respeito do presidente. Aí entra em campo outro componente: o prestígio. Durante o evento, Raquel Lyra vai fazer palestras em diversos painéis sobre, entre outras coisas, energia eólica e ações de preservação da caatinga.
Por fim, a cereja do bolo: a governadora de Pernambuco é, até o momento, a única do Nordeste que vai falar no Local Climate Action Summit (LCAS), um evento paralelo à COP28 que vai debater a necessidade de ações climáticas locais. Será uma das grandes lideranças femininas presentes, falando sobre um tema sensível e que desperta atenção e interesse da comunidade internacional. Tudo isso, aos olhos de Lula, um parceiro administrativo que mais parece aliado político.