Apac renova aviso meteorológico

  08 de julho de 2023
Fabiano Santos por Fabiano Santos

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) renovou o aviso meteorológico com validade para até a manhã deste sábado (8). O estado já está no nível laranja, o nível de atenção, que significa risco moderado.
A previsão da Apac indica continuidade das chuvas durante a noite desta sexta-feira (7), porém com redução de intensidade no sábado (8), nas seguintes regiões: Mata Sul, Mata Norte e Região Metropolitana do Recife. No interior, as chuvas devem ser localizadas com intensidade moderada no Agreste pernambucano. “Os modelos meteorológicos mostram redução das chuvas para intensidade moderada no sábado (8), porém nesta noite de sexta (7) ainda teremos algumas pancadas de chuvas significativas, por isso estamos renovando o aviso, principalmente para a madrugada”, afirmou.
A Apac também emitiu um aviso hidrológico informando que o trecho do Rio Capibaribe em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, atingiu a cota de “alerta”. Com isso, as cidades de São Lourenço, Camaragibe e Recife devem permanecer em atenção, devido à possibilidade de inundação pela continuidade das chuvas. O aviso foi emitido na manhã desta sexta-feira (7). A Apac e a Defesa Civil seguem monitorando o nível do rio e podem atualizar a situação a qualquer momento.
O Rio Sirinhaém, em Barra de Guabiraba, atingiu a cota de inundação, e de acordo com a Apac, os municípios de Barra de Guabiraba e Cortês já estão sofrendo com o extravasamento do rio. A Apac e a Defesa Civil também seguem monitorando o nível do rio e podem atualizar a situação a qualquer momento.
“A Apac continua monitorando o nível de rios e barragens de Pernambuco. Nesta sexta-feira, o acumulado de chuvas é significativo. Barragens importantes para o abastecimento, como Botafogo e Ibirapama estão vertendo. Barragens importantes para o controle de cheias no Capibaribe, como Tapacurá, está vertendo, Goitá, com 50%, e Carpina, com aproximadamente 50%, também estão cumprindo seu papel de evitar que ocorra inundação que afete a população próxima ao rio. Em relação aos rios, dois já estão em cota de inundação, o rio Tapacurá, no município de Vitória de Santo Antão, e o rio Sirinhaém, no município de Joaquim Nabuco. Além desses, outros rios (sinalizados em laranja), especialmente na bacia do Rio Una, com três rios, e do Rio Ipojuca, com dois rios, estão em cota de alerta e previsão de subir o nível em decorrência das chuvas que estão se acumulando”, informou Kássio Kramer, gerente de monitoramento de Recursos Hídricos da Apac.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site