Os problemas que envolvem o transporte de estudantes da rede pública de ensino no município de Calçado está longe do fim. São muitas as reclamações e denuncias das irregularidades e situações que causam indignação aos pais, principalmente os da Zona Rural da Cidade, o Blog trouxe algumas dessas situações recentemente.
As reclamações são geralmente a respeito da falta do transporte em algumas localidades, há inclusive pais relatando que os mesmos é quem estão tendo o compromisso de levar e buscar os filhos na escolas. Outro problema informado é as condições precárias que se encontram alguns dos veículos da frota municipal, segundo nos foi relatado, tem carro sucateado sem nenhuma condição de transportar os alunos. Uma outra situação que tem incomodado muito os pais, é a desorganização quanto aos horários de coleta e entrega dos filhos, reclamam por exemplo, que tem estudante que sai de casa pela manhã e só chega em casa na parte da tarde, cansados e na maioria das vezes com fome, isso porque tem que esperar pela disponibilização de um transporte que os leve de volta para casa.
Confira o desabafo de uma mãe indignada com a situação

Lembramos que FNDE estabelece critérios para repasses de recursos para custeio do transporte escolar, inclusive que: “Estados, municípios e o Distrito Federal poderão utilizar os valores na aquisição de combustível, na contratação de serviço terceirizado ou na manutenção de veículos do Programa Caminho da Escola”.
Um outro programa que auxilia na manutenção dos transportes escolares é o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) que consiste na transferência automática de recursos financeiros para custear despesas com manutenção, seguros, licenciamento, impostos e taxas, pneus, câmaras, serviços de mecânica em freio, suspensão, câmbio, motor, elétrica e funilaria etc …
O Blog está a disposição para que se a administração municipal quiser apresentar esclarecimentos à população com relação aos transportes dos estudantes, é só contactar-nos.