Ginecologista vira ré após falas racistas em consulta com paciente negra de 19 anos

  13 de junho de 2023
Fabiano Santos por Fabiano Santos

Uma ginecologista virou ré na Justiça depois de disparar falas racistas a uma paciente negra. O caso aconteceu durante uma consulta médica, ocorrida no Rio de Janeiro. Durante o contato com a jovem, de 19 anos, a profissional de medicina sinalizou que a maioria das mulheres negras tem cheiro forte nas partes íntimas.

Acima de tudo, a situação aconteceu no começo do ano passado. Ao levar a afilhada em sua ginecologista de confiança para colocação de um DIU, Luana foi surpreendida. A médica, identificada como Helena Malzac, atendia na Zona Sul do RJ, em uma consulta particular. As informações são do programa Fantástico, da TV Globo.

A tia comentou que a gravação foi feita porque houve um estranhamento: “Na consulta comecei a ouvir que as pessoas negras tinham odores diferentes e aí veio meio um estranhamento. Comecei a gravar essa conversa porque, a partir desse estranhamento, eu entendi que não se tratava de uma informação útil para aquele momento”.

Após o caso, elas registraram a denúncia em uma delegacia com um Boletim de Ocorrência. Posteriormente, o Ministério Público denunciou a doutora Helena pelo crime de racismo. Com o trauma, a menina não retornou mais a uma consulta pela tensão.

Defesa da médica

Em janeiro de 2022, o advogado da médica, ainda conforme a publicação, afirmou que “em nenhum momento, durante o procedimento médico, ocorreu a vontade de discriminar a suposta vítima”. Além disso, afirmou que “o objetivo do comentário da ré foi estrito e visando exclusivamente tratar o mau cheiro com forte odor na região das virilhas”.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site