quarta-feira, 24 de maio de 2023
Olhando a realidade política de outras cidades, conseguimos ver nos horizontes partidários algumas situações de grupos bem definidas, uma vez que em muitas dessas situações, alguns prefeitos vão para a disputa da reeleição, como é o caso de Lajedo, que sabe-se que o atual prefeito irá concorrer e, observa-se também que provavelmente o grupo opositor tem seu candidato que vai concorrer com Erivaldo, com a movimentação de Antônio João nos últimos dias na cidade, fica fácil deduzir como e quem serão os personagens principais da eleição em Lajedo.
Mas se tratando de Calçado, aqui está tudo muito incerto. Quando nos fazemos a seguinte pergunta: quem irá para disputa no próximo ano? Fica difícil responder, isso porque, de um lado a situação está longe de lançar um nome para sucessão do Prefeito Nogueira, que recentemente em um vídeo falou que ainda é cedo para falar quem será seu candidato. Conversando com interlocutores da base do prefeito, estes acham estranho, na visão deles, qualquer prefeito na situação cômoda em que se encontra o gestor de Calçado, sem oposição, com aprovação da maioria da população, e com o apoio de 8 dos 9 vereadores que compõem a câmara do município, seria natural e lógico que o provável candidato de Nogueira já viesse construindo seu caminho em direção ao Palácio João de Barros. Tem gente desconfiando que o Candidato do prefeito não será ninguém com o sobrenome “Macena”
Do outro lado temos a oposição, grupo que se dispersou bastante na campanha de 2022, afinal, foram três grupos se movimentando para candidatos diferentes e, essa divisão repercutiu negativamente diante da população, se o grupo já estava enfraquecido, com essa dispersão vai ser difícil encontrar alguém que consiga juntar todo o grupo. A verdade é que nos últimos dois anos, muita gente do pelotão de frente abandonou o barco, e no momento em que não podia mais perder ninguém, o grupo foi surpreendido com a saída dos vereadores Nobinho e Doge, enfraquecendo ainda mais a oposição.
E a resposta que muita gente está procurando é: quem será o Candidato da Oposição que irá para a campanha em 2024 contra o nome que Nogueira irá lançar?
Dentro das perspectivas analisadas, montamos um quadro que supostamente sairia este nome para a disputa:
Expedito Orlando, veterano na política, vereador por 5 mandatos, Expedido tem aceitação boa por parte da população, em 2008 e 2016 obteve votação expressiva, e faltou pouco pra ele levar a melhor, o ex-vereador disputou a prefeitura de Calçado em três oportunidades 2008, 2012 e 2016, na mais recente, 2020 foi o vice de Carlos Cabeludo. Expedido é sempre cogitado como o candidato número 1 do grupo da oposição, resta saber se ele está disposto a enfrentar mais uma campanha.
Foto do ex-vereador de Calçado, Expedito Orlando
Outro nome que não podemos descartar é o de Carlos Cabeludo, que disputou a última campanha municipal contra Nogueira que concorria à reeleição em 2020. Cabeludo é empresário e atualmente não se encontra no município, vez ou outra ele vem visitar seus pais que moram no sítio Melancias. Carlos Cabeludo tinha tudo pra ser talvez o nome mais forte para a disputa ano que vem, mas devido a uma série de questões acabou se distanciando do projeto, a quem acredite ser improvável a candidatura dele em 2024.
Foto do empresário calçadense e ex-candidato a prefeito, Carlos Cabeludo
Uma promessa para a política municipal é Júnior Caetano, o jovem engenheiro foi cogitado a encabeçar a chapa de Expedito Orlando como seu vice em 2016, mas por motivos desconhecidos o grupo resolveu apostar em João do Posto. Júnior que é engenheiro civil, trabalha para uma empresa que presta serviços em Angola, dono também de sua própria empresa, o jovem calçadense tem boa relação com o povo de Calçado, o engenheiro atualmente não mora na cidade, mas em uma recente conversa com ele, o mesmo relatou que no final do ano acaba seu contrato e que seu projeto é vir fixar moradia definitiva na sua terra natal, Calçado. Contudo, podemos acreditar que Júnior tem projetos para Calçado, uma coisa não podemos negar, capacidade não lhe falta.
Foto do jovem engenheiro civil, o calçadense, Júnior Caetano
E pra fechar a lista de possibilidades para uma eventual candidatura de um nome que possa representar a oposição em Calçado, destacamos o nome de Léo de Brizola. O jovem empresário caiu na graça do povo de Calçado, devido seu carisma, o projeto social que ele realiza e a forma como trata as pessoas, Léo é muito elogiado nas rodas de conversas e, é visto como um nome forte para disputar a campanha em 2024. Léo tem sua base familiar no sítio Melancias, atualmente reside na cidade alagoana de Arapiraca, onde possui seus empreendimentos, mas é visto com frequência na terrinha. Léo Silva e Silva como também é conhecido, nunca se mostrou interessado em ser o candidato, mas se resolver sair, já sai com o forte apoio do sítio Melancias e provavelmente com os mais de 2 mil votos que a oposição tem no município.