Profissionais do Hospital Getúlio Vargas sofrem ameaças em plantão

  22 de maio de 2023
Fabiano Santos por Fabiano Santos

Profissionais do Hospital Getúlio Vargas, Zona Oeste do Recife, vêm compartilhando uma sensação crescente de insegurança: em grupos de mensagens, alertam uns aos outros sobre ameaças recebidas durante os plantões.

Neste fim de semana, um médico, um estudante de Medicina e três assistentes sociais foram encurralados por familiares de uma paciente numa das salas da unidade de saúde. Diante da notícia do falecimento da paciente, a porta foi bloqueada por um deles e o grupo de profissionais plantonistas foi xingado e ameaçado. O médico chegou a ser arranhado ao tentar filmar a situação. Além das ameaças à integridade física dos profissionais, porta e parede da unidade foram danificadas pelo grupo.

Seguranças do HGV precisaram intervir e, após tentativas de desbloquear o acesso à sala, contiveram a situação. A polícia foi acionada e todos os envolvidos foram escoltados até a Central de Plantões da Capital (Ceplanc) para depor.

O clima de insegurança se repete no contato entre médicos e familiares e, ainda, na rotina de enfermeiros que acompanham a triagem de pacientes, preocupando os profissionais de saúde em exercício no local.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site