Lajedo, conhecida também como a terra dos Caldeirões, chega a marca dos seus 74 anos de Emancipação Política. A história do município começa com o desbravador da propriedade Cágado, Sr. Vicente Ferreira, que instalou-se juntamente com seus filhos e escravos, e ficou conhecido como fundador da cidade. Mais tarde, em 1852, seu filho José Ferreira da Silva construiu a primeira casa e deu origem ao povoado de Santo Inácio dos Lajeiros.
Por volta de 1900, o povoado transformou-se em distrito do município de Canhotinho. O município de Lajedo foi criado pela lei Estadual nº 377 de 24 de dezembro de 1948, pelo então governador Barbosa Lima Sobrinho. E foi instalada a nova prefeitura em 19 de janeiro de 1949, o primeiro prefeito nomeado pelo então governador.
O nome da cidade tem origem a partir da existência de “lajeiros” no seu entorno, área chamada de “Caldeirões”, que armazena água de chuva e que durante muito tempo abasteceu a cidade.
Com uma população estimada em 40.883 segundo dados de 2021 do IBGE, terra agraciada geograficamente, Lajedo localiza-se na região do agreste meridional de Pernambuco, sendo considerada cidade polo, pois fica no centro da região e, acaba que sendo fonte de abastecimento comercial nos vários segmentos para muitas cidade que ficam em seu entorno.
A terra dos caldeirões tem um comercio forte, competitivo, que emprega milhares de pessoas da cidade e de outros municípios do agreste. Lajedo é também conhecida em todo o estado por sua história política, a cidade é dividida por duas bandeiras partidárias, “boca branca” e “boca preta” esses dois lados políticos se perpetuou ao longo dos anos, com campanhas duras, disputadas, um exemplo foi a campanha em 2020, basta olhar dos números no portal do TRE-PE.
Lugar de histórias bonitas, de gente trabalhadora, que através da sua força vem fazendo desta terra um lugar de destaque, Lajedo hoje é referência em muitos aspectos graças a coragem do seu povo.
A Rádio Lajedo FM montou uma grade de programação especial para este mês de maio, convidou várias pessoas, de seguimentos diversos, gente que ajudou a construir a história do município, passaram até esta quinta-feira (18), ex-prefeitos, atual prefeito, educadores, artistas que mostraram o lajedo do passado, do presente e suas perspectivas para o futuro. A série de entrevistas segue até o final deste mês de maio, os bate-papos acontecem às 10h da manhã.
A festa em comemoração ao aniversário de Lajedo aconteceu nesta quinta (18) na praça de eventos, com shows de Nego Olhar de Gato, Nanara Belo e Xand Avião.
Aproveitamos a oportunidade para Parabenizar a Escola lajedense de Referencia em Ensino Integral Deolinda Amaral que comemora também nesta sexta (19), aniversário de 70 anos de história educacional de Lajedo.
Parabéns Lajedo pelos seus 74 anos de Emancipação.