segunda-feira, 08 de maio de 2023


O ambiente entre o Palácio do Campo das Princesas e a Casa de Joaquim Nabuco melhorou nos últimos dias. Depois de um período em que a relação do Executivo com o Legislativo parecia prestes a mergulhar numa crise, deputados de Pernambuco e a governadora do Estado experimentam calmaria.

Ao ponto de a candidata da preferência de Raquel Lyra (PSDB) a uma das vagas abertas recentemente no Tribunal de Contas do Estado ter voltado a se movimentar com chances reais de ser escolhida. Por alguns dias, a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) chegou a ser tratada como um nome que não teria qualquer possibilidade de vencer. Ainda é difícil, mas possível.

O clima ficou melhor após dois movimentos, um de cada lado. Primeiro, Raquel atendeu ao pedido de alguns deputados e liberou funcionários do estado cedidos à Alepe que tinham sido convocados para suas origens no início do ano.

Em seguida, os deputados aprovaram o requerimento da governadora para um empréstimo de R$ 3,4 bilhões que servirá de desafogo financeiro numa gestão que começou toda “amarrada” pelos compromissos que Paulo Câmara assumiu no ano passado, sabendo que o governo não teria como pagar.

O carnê ficou

Essa história de fazer dívida pros outros, inclusive, é fator importante na controvérsia do início do ano sobre ter dinheiro nos cofre ou não. O PSB diz que deixou dinheiro e a nova gestão dizia que era mentira. A verdade é que a governadora Raquel Lyra precisou ter muitas conversas com prefeitos e outras lideranças políticas nos últimos meses, explicando, de um por um, caso a caso, o que poderia e o que não poderia pagar do que foi prometido pelo governo anterior.

A informação, passada à coluna por uma fonte no Palácio, é que Paulo anunciou obras, assinou autorizações e não deixou dinheiro para tudo o que havia sido prometido em 2022. “E não foi só para dificultar a vida da governadora, por ser Raquel, não. Do jeito que foi feito, ia prejudicar até se o governador eleito tivesse sido Danilo Cabral (PSB). Não tinha dinheiro e pronto”, complementou esta fonte.

Analógico

Lula tem muita dificuldade para entender a dinâmica das redes sociais e como o mundo real tradicional se relaciona com as bolhas dessas plataformas. O cálculo político que ele fez sobre o Marco Legal do Saneamento foi totalmente analógico.

O petista quis agradar seus aliados mais próximos à esquerda, acreditando que um revés (esperado) no Congresso seria um mal menor para a imagem.

Realmente, por ser algo já esperado, a derrubada dos decretos do presidente não teve grande repercussão geral, mas quando você soma o barulho feito nas bolhas dos deputados à direita, é como se o mundo tivesse virado de cabeça para baixo, o governo estivesse enfraquecido e Lula estivesse “acuado pelos deputados conservadores”.

Não é verdade, não se sustenta em números, mas muita gente acredita. E a culpa é de Lula.

Não é por acaso que os parlamentares líderes em popularidade nas redes são, quase todos, da oposição.

Estrela

Bolsonaro (PL) caminha rapidamente para ver seu capital político reduzido nos próximos meses e deve terminar inviabilizado como cabo eleitoral do PL para as eleições municipais.

Não é à toa que Michelle Bolsonaro (PL) já foi convocada para ser a “grande estrela” dos próximos programas do partido em TV e Rádio. Valdemar Costa Neto, presidente do PL, está gastando muito dinheiro do fundo partidário com o casal Jair e Michelle. Juntos, eles têm salários pagos pelo partido no valor total de R$ 83 mil.

Valdemar vai querer retorno disso.

Estratégia

Amanhã tem lançamento de livro importante para quem gosta de política e de analisar estratégias eleitorais. O estrategista político Paulo Moura assina “Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais”.

Moura tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de estratégia, comunicação e marketing político, sendo vencedor, por quatro vezes, do Reed Awards, o maior prêmio do Marketing Político Internacional, além de ter sido eleito um dos 100 mais influentes estrategistas políticos do mundo.

O autor esteve, esta semana, em visita ao Jornal do Commercio para entregar o convite para o evento, que acontece amanhã, às 18h30, no auditório do Empresarial JCPM, no Pina.

Link Curto: