segunda-feira, 13 de mar de 2023
No Carnaval 2023 em Pernambuco, houve aumento das mortes violentas em comparação com 2020 – último ano em que houve a folia. Ao todo, 60 pessoas foram assassinadas entre os dias 18 e 21 de fevereiro (0h do sábado a 23h59 da terça-feira). Já em 2020, no mesmo período do Carnaval, 36 homicídios foram somados pela polícia.
Isso significa que, em média, 15 pessoas foram mortas em cada dia de folia neste ano. O crescimento no número de mortes violentas foi de 66,6%, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS).
Só agora, quase 20 dias após o período carnavalesco, os números foram disponibilizados. Estão incluídos nesse número os homicídios, feminicídios, lesão corporal com resultado morte, latrocínios e mortes em intervenções policiais.
A Coluna Segurança identificou que o Recife foi o município com maior número de homicídios no período de Carnaval: 13 vítimas.
Jaboatão dos Guararapes somou seis mortes. Já Petrolina, no Sertão do Estado, registrou três.
A maioria das vítimas de homicídios em Pernambuco tinha entre 18 e 34 anos. Ao todo, 37 das 60 mortes contabilizadas.
Segundo a SDS, nenhum dos homicídios ocorreu em polos oficiais de folia.
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO CARNAVAL 2023
Do total de homicídios no Carnaval 2023, seis vítimas eram mulheres. Quatro foram mortas no Recife, uma em Aliança e outra em Inajá. Este último registro foi identificado como feminicídio.