Aluna ‘nota mil’ na redação do Enem 2022 diz que faltava na escola para estudar sozinha: ‘Reclamavam com a minha mãe’

  09 de fevereiro de 2023
Fabiano Santos por Fabiano Santos

Carina Moura, de 18 anos, vivia faltando na escola no ano passado, justamente quando estava prestes a concluir o ensino médio na rede privada de Limoeiro (PE). Não, ela não “matava aula” para ir a festas ou dormir até mais tarde: queria apenas estudar sozinha, focando na escrita de dissertações.

Essa estratégia (mais do que arriscada) rendeu à jovem a nota máxima (1.000 pontos) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Os boletins de desempenho foram divulgados nesta quinta-feira (9).

“Como o colégio fazia bastante revisão, eu preferia ir só para as aulas dos assuntos em que tinha mais dificuldade. Viviam ligando para a minha mãe, reclamando que eu faltava muito. Eu explicava para ela que estava estudando”, conta Carina. “Sempre fui a nerd da família.”

É uma história de sucesso que o g1 vai contar abaixo, não sem antes deixar aqui o alerta de “Não repita isso em casa!”. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) estabelece que a frequência mínima na escola deve ser de 75% do período letivo.

A própria Carina explica que precisou ter muita disciplina para que seu tempo de estudos (inclusive aos sábados) fosse proveitoso. “Sempre fui meio autodidata, mas é difícil. Eu só parava para treinar, logo depois do almoço, e para dormir. Fazia simulados e cursinho on-line”, diz.

Agora, a aluna aguarda a abertura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para se inscrever em vagas de medicina.

“Fiquei tão feliz com a nota mil que sinto como se eu tivesse passado na faculdade. Me tremi todinha! Acordei meus pais [quando vi o resultado], e ficamos a madrugada em claro. É uma euforia muito grande”, relata (com toda a empolgação do mundo, falando a uma velocidade equivalente à de um áudio acelerado do Whatsapp).

De Romantismo a filósofos: quais repertórios foram citados?

Ao escrever a redação com o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, Carina caprichou nos repertórios culturais (citações de autores, filmes ou obras que tenham ligação com o tópico abordado):

Na introdução, mencionou a 1ª fase do Romantismo ao falar sobre indígenas.

No desenvolvimento, referiu-se ao sociólogo Boaventura de Sousa Santos (escrevendo sobre a negligência estatal com os povos tradicionais) e à filósofa Sueli Carneiro (quanto ao tratamento desigual em relação aos saberes de indígenas e quilombolas).

“Fiz, durante o ano todo, mais de 45 redações. Enchi um caderno inteiro com ideias de repertório. No fim, deu certo!”, comemora.

Carina Moura, de 18 anos, diz que ‘sempre foi meio autodidata’. Divulgação dos resultados da prova estava prevista a próxima semana, mas foi adiantada para esta quinta-feira (9).

Como consultar a nota do Enem?

O resultado do Enem 2022 já está disponível para consulta na Página do Participante. Para acessar as notas, é preciso fazer login digitando o CPF e a senha cadastrados no sistema.

Na previsão inicial, os boletins de desempenho só sairiam na próxima semana, em 13 de fevereiro. A antecipação do cronograma foi anunciada na quarta-feira (8), pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

A nota do Enem é usada na seleção de estudantes para o ensino superior, tanto em universidades públicas e privadas no Brasil quanto em instituições internacionais.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site