quinta-feira, 22 de set de 2022
Faltando 12 dias para a eleição de presidente, governadores, senadores e deputados, continua a indefinição em torno da candidatura de Izaías Régis (PSDB) à Assembleia Legislativa.
O político tucano tenta uma vaga na Alepe, mas está sub judice, uma vez que o Ministério Público pediu que o seu registro fosse indeferido, por ter contas rejeitadas na Câmara Municipal.
No último dia 12 o Tribunal Regional Eleitoral chegou a iniciar o julgamento do caso, mas a sessão foi suspensa por conta de um pedido de vista da desembargadora Mariana Vargas.
O relator do processo, Humberto Vasconcelos, votou pela impugnação do ex-prefeito, que a seu ver cometeu graves irregularidades quando estava na gestão, ao não fazer os repasses necessários à Previdência Municipal.
Apesar da posição dura do relator, o desembargador Rodrigo Beltrão votou favorável ao registro da candidatura de Izaías. O placar, portanto, está em 1 a 1, deixando no ar a dúvida de como serão os votos dos outros integrantes do colegiado do TRE.
Situação do ex-prefeito de Garanhuns lembra a de Zé da Luz, quando tentou a eleição de deputado, anos atrás e teve sua candidatura impugnada. Na eleição de prefeito, em 2020, também tivemos algumas situações parecidas. José Teixeira (Paranatama), Marco Calado (Angelim), Dudu (Capoeiras) e Eudson Catão (Palmeirina), tentaram disputar o pleito, mas foram barrados pela justiça.
Com relação à eleição deste ano, tanto Izaías quanto seus simpatizantes aguardam ansiosamente pela definição do caso, sem ninguém ter certeza de como será o desfecho.
Alguns acreditam que a decisão do Tribunal Regional Eleitoral poderá ser tomada na próxima sexta-feira.