
Estamos há exatos 13 dias das eleições com um fato que muitos julgavam ser impossível de acontecer. Danilo Cabral, o candidato oficial dos detentores do Palácio do Campo das Princesas aparece em todas as pesquisas na última colocação trazendo à realidade o que muitos socialistas batiam no peito e gritavam: “Nós temos uma máquina de moer campanha capaz de eleger não só um poste, como também até um pedaço de fio”, colocava um socialista graúdo que esteve conversando conosco no dia que Danilo Cabral foi anunciado como pré-candidato a governador de Pernambuco. Esse mesmo interlocutor disse ontem a esse blogueiro: “Não tem mais jeito não fizeram tudo errado, desaprenderam e agora vamos passar a vergonha de não pisar nem no segundo turno assistindo a ascensão de opositores que cresceram como nunca imaginávamos. Nem Lula(PT) nem ninguém pode evitar essa derrota”, finalizou em reserva o mesmo socialista que agora disputa mandato de deputado estadual.
PESQUISA RECENTE– um levantamento feito pelo Instituto Opinião é que foi divulgado no Blog do Magno mostra que a candidata do Solidariedade ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, mantém sua dianteira, com 35,1% das intenções de voto em nova pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), com exclusividade para este blog. Mas, faltando 15 dias para as eleições ainda não é possível identificar quem será o seu adversário entre Raquel Lyra (PSDB), que aparece com 14,7%, Anderson Ferreira (PL), com 11,6%, e Miguel Coelho (União Brasil), com 10,4%. Todos aparecem num cenário de empate técnico.
Já o candidato do PSB, Danilo Cabral, parece estar fora da disputa do segundo turno. Desponta com apenas 7,2%, em último lugar. Pastor Wellington (PTB) pontuou 1,7%, João Arnaldo (Psol) 0,4%, Jonel Manoel (PCB) 0,4%, Cláudia Ribeiro (PSTU) 0,3% e Jadilson Bombeiro (PMB) 0,1%. Brancos e nulos somam 7,8% e 10,3% não responderam ou disseram que não sabiam.
INACREDITÁVEL– A coisa passou a ser inacreditável mas se olharmos com habilidade há um conjunto de erros que se somam na chapa socialista e na campanha propriamente dita. O tal exército de prefeitos não está servindo de nada. Com o advento das redes sociais e sua massificação, o eleitor se apartou das lideranças locais passando “ele mesmo” a decidir em quem votar, independente da posição de um prefeito A ou B.
GOVERNO RETARDATÁRIO– O Plano Retomada de 5 Bilhões virou piada nacional pois somente par se ter uma ideia as obras de recuperação de estradas estão quase todas paradas nós temos a informação de que pelo menos duas cidades, somente a título ilustrativo, tiveram as máquinas que estavam fazendo “a pista” recolhidas e as obras paralisadas sem que houvesse justificativa plausível aos habitantes dessas localidades. Aqui no Agreste Meridional as máquinas sumiram de Lagoa só Ouro, no recapeamento que foi anunciado com estardalhaço. Na Zona da Mata, em Itaquitinga as máquinas também foram retiradas da obra que fazia a ligação asfáltica entre a cidade e o distrito de Chã de Sapé. Imagine caro leitor como deve estar por aí a fora. Outra coisa que a coluna percebeu é que muitos prefeitos se mostram fiel nas fotos, mas nas suas cidades simplesmente cruzaram os braços para não “se queimar” com os eleitores que não querem de jeito nenhum o deputado federal Danilo Cabral.
CHAPA DE FEDERAL– Um dos erros cometidos pelo PSB e sua máquina de moer campanha começou com a formação de sua chapa de federais com apensas oito postulantes “de fato”. E a coisa foi tão errada que só pensavam em “tempo de televisão” com a aglutinação de partidos como MDB de Raul Henry, PDT de Wolney e Zé Queiroz, PP de Eduardo da Fonte e outras siglas agrupadas as custas de muito acordo pra dominar a TV, o que deu errado na alta máxima. A campanha é das redes sociais e não da propaganda de televisão. Pois bem montaram uma chapa com os atuais deputados federais do partido e incluíram mais quatro novos nomes. Só irão eleger 4 federais e os quatro atuais correm sérios riscos de saírem derrotados da eleição ao perder as suas vagas para os quatro novatos que foram colocados no jogo sem observar o potencial de cada um. Tá um salve-se quem puder e ninguém pode fazer nada. Nomes históricos do PSB na Câmara Federal serão mandatos pra casa. É isso aí.
Relacionado