quarta-feira, 29 de jun de 2022


Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiram alertas de chuvas para a Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e parte do Agreste de Pernambuco.

Os alertas indicam a possibilidade de ocorrência de chuvas entre 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 milímetros por dia. Os valores são considerados de moderados a fortes para RMR e Mata. No Agreste, a chuva deve ser moderada, segundo a Apac. Os avisos meteorológicos valem até a quarta-feira (29) – o do Inmet até 10h e o da Apac até 23h59.

De acordo com a Apac, a junção de dois sistemas meteorológicos causa o aumento das instabilidades no litoral do leste do Nordeste. A associação do Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) com uma frente fria no Oceano Atlântico será a responsável pela ocorrência das chuvas. A atuação dos sistemas começou por Rio Grande do Norte e Paraíba e se desloca para Pernambuco.

O grau de severidade do aviso do Inmet é de “perigo” – o segundo de uma escala que começa em “perigo potencial” e termina em “grande perigo”. Já o da Apac é de “estado de atenção”, também o segundo dos níveis de risco. O alerta tem cor laranja e indica a probabilidade significativa de chuvas moderadas ou fortes, que ofereçam risco médio ou severo e que possam superar os 50 mm.

“Tem uma frente fria no oceano que causa instabilidade e o distúrbio que chegou no Litoral do Nordeste e está causando chuvas no Rio Grande do Norte e na Paraíba. O sistema está descendo para Pernambuco”, comentou a meteorologista da Apac Aparecida Fernandes. “As chuvas mais fortes devem ser a partir da noite [de quinta-feira]”, completou, ao citar que a tendência é de início das chuvas ao longo da tarde.

Por Fabio Nóbrega

Link Curto: