sábado, 25 de junho de 2022
Componentes da Losartana Potássica podem causar alterações no DNA dos usuários, o que aumenta a possibilidade de desenvolver câncer a longo prazo – FOTO: Divulgação/ Sanofi Medley
O recolhimento de Losartana foi anunciado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na última quinta-feira (23).
O medicamento Losartana é um dos mais utilizados para o tratamento de hipertensão – pressão alta – e insuficiência cardíaca no Brasil.
O medicamento Losartana é utilizado, principalmente, no tratamento da hipertensão arterial, ao atuar como bloqueadora dos receptores da angiotensina II.
O medicamento integra a lista de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, a Losartana é considerada como aliada no combate das doenças cardíacas, de proteção aos rins em pacientes com Diabetes tipo 2 e na recuperação após ataques cardíacos.
LOSARTANA LOTE RECOLHIDO; RECALL LOSARTANA; RECALL LOSARTANA ANVISA
A Anvisa anunciou o recolhimento de Losartana na última quinta-feira (23).
O recall Losartana foi determinado devido à constatação de impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável.
Isso pode acontecer durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo e tem potencial de mutação – ou seja, podem alterar o código genético de um indivíduo.
Mas apesar disso, a Anvisa orienta que o tratamento feito através do Losartana não deve ser interrompido, mesmo que a medicação esteja contida em um dos lotes afetados.
“A hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente. Deixar de tomar o medicamento pode trazer riscos para a saúde do paciente”, informou a Anvisa.
QUAL LOSARTANA FOI RECOLHIDO PELA ANVISA; RECOLHIMENTO DE LOSARTANA; LOSARTANA RECOLHIDO
O recolhimento Losartana é referente a lotes específicos de medicamentos das empresas Ache, Biolab, Brainfarma, Cimed, Eurofarma, Geolab, Teuto, Prati.
O prazo máximo para conclusão do recall Losartana é de até 120 dias, contados a partir da publicação da resolução que determina o recolhimento – emitida, nesse caso, em 23 de junho de 2022.
QUAL LOTE DE LOSARTANA FOI RECOLHIDO; RECALL LOSARTANA ANVISA; LOSARTANA QUAL LABORATÓRIO CONFIÁVEL
Os números do lote recolhido Losartana estão especificados no site da Anvisa.
RECORRÊNCIA
Em março deste ano, a Sanofi Medley fez o recolhimento de Losartana como medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos.
Desta vez, os lotes a serem recolhidos são de outros fabricantes.