terça-feira, 21 de junho de 2022


inverno começa, oficialmente, nesta terça-feira, 21 de junho, indo até 22 de setembro no hemisfério sul. Naturalmente, já são registradas fortes chuvas no período na Região Metropolitana do Recife, mas, desde abril, Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) já alertava que a precipitação deveria ser acima da média entre os meses de maio e agosto no Estado deste ano.

Assim, os meses de junho, julho e agosto devem ter acúmulo de chuva acima de 337,6 mm, 314 mm e 176,9 mm, que são as respectivas médias históricas. No entanto, a previsão para julho e agosto ainda será atualizada nesta terça-feira durante reunião climática com meteorologistas da Apac. Assim que isso acontecer, novas informações serão acrescentadas a esta matéria.

“Uma das características do inverno na nossa região são noites mais longas que o dia, com chuva no litoral e no Agreste e uma queda na temperatura. O litoral tem média máxima de 28ºC, agreste de 27ºC e o sertão de 33ºC. Já a mínima é de 20ºC para RMR, 15ºC no agreste e de 16ºC no sertão”, detalhou a meteorologista Zilurdes Lopes.

No Recife, até 20 de junho, o ponto de coleta instalado em Nova Descoberta indicava que havia chovido 85% da média histórica. Já no de Santo Amaro, 92%. Em Olinda, já choveu 90% do esperado para o mês, e 82% e 85% nos dois pontos em Jaboatão dos Guararapes, na Cidade da Copa e na Barragem Duas Unas. IpojucaCabo e Abreu e Lima já ultrapassaram a média.

Qual a previsão para a 1ª semana do inverno em Pernambuco?

Para este 21 de junho, é esperada precipitação de intensidade fraca (2 a 10 milímetros) em todas as regiões de Pernambuco. Para os próximos dias, ainda não há uma previsão definida, apenas uma tendência – que pode ser alterada posteriormente.

Assim, para a quarta-feira (22), a expectativa da Apac é que chova de forma moderada a forte (50 a 100 mm) na Região Metropolitana do Recife, na Zona da Mata e no Agreste; de forma moderada (30 a 50 mm) no Sertão de Pernambuco; e de forma fraca no Sertão do São Francisco.

Para a quinta-feira (23), também é esperada chuva de moderada a forte para a RMR e Zona da Mata, e moderada para as demais regiões. Já na sexta (24), a Apac indica, por enquanto, precipitação fraca para todo o Estado.

 

Link Curto: