terça-feira, 14 de junho de 2022


Anunciando-se 100% bolsonarista, o senador Fernando Collor (PTB) deve lançar hoje, em Maceió, a sua pré-candidatura ao governo do estado. Ainda sem apoio consolidado do PL, ele faz acenos ao presidente Jair Bolsonaro (PL), à espera de um apoio formal para as eleições de outubro. Collor já vinha falando da possibilidade de ser candidato ao governo, alegando pedidos que tem recebido e para dar palanque ao presidente; ao mesmo tempo, tem feito um grande esforço para se aproximar do presidente e do público bolsonarista.

Recentemente, por exemplo, o seu partido espalhou outdoors por Maceió convidando o público para ingressar no PTB, um “partido 100% Bolsonaro”. Apesar de ser defensor ferrenho do presidente e oferecer um palanque que ele não tem até aqui em Alagoas, a recíproca de Bolsonaro —pelo menos por ora— não é garantida. Segundo apurou a coluna, Bolsonaro liberou Collor para ser candidato, mas quer primeiro que ele mostre viabilidade eleitoral da candidatura, para só então bater o martelo sobre o apoio.

De acordo com uma fonte próxima a Bolsonaro em Alagoas, que pediu anonimato, a estratégia do presidente é “sentir o termômetro” e, ao mesmo tempo, conciliar os dois principais aliados do presidente que são de interesse nacional (Collor e Arthur Lira-PP). “Bolsonaro pediu para Arthur e Collor se entenderem, ainda que tenham palanques separados, mas que não arrumem uma dor de cabeça que nacionalize a eleição”, afirma.

Caso o “OK” do presidente seja dado e o PL se coligue com Collor, o nome do vice dele já está pré-acertado: será o do vereador de Maceió Leonardo Dias. “Collor depende das condições que apresentar em uma próxima pesquisa. Ele tem de se mostrar competitivo”, completa o entrevistado.

Por Portal Uol

Link Curto: