sexta-feira, 10 de junho de 2022
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), te reconhecido, pela primeira vez, fraudes à cota de gênero nas eleições de 2020. Hoje 10/06/2022, foi cassado todo o partido do PSD, no município de Lajedo – PE. O Tribunal por unanimidade reconheceu a fraude à cota de gênero naquele município.
Segundo o processo do município de Lajedo – PE, ficou comprovada que as candidaturas femininas tinham a intenção de burlar o sistema leitoral. As candidatas teriam sido escolhidas apenas para cumprir percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas nas eleições.
Com o resultado o TRE-PE anulou todos os votos obtidos pelos candidatos a vereador lançados pelo partido e decidiu pela cassação dos eleitos, e ainda retotalização dos votos.
Essa decisão é inédita em Pernambuco e certamente não será a última, ainda esse mês outros julgamentos acontecerão a exemplo de Recife, Goiana e Jaboatão, e o que se comenta que várias chapas serão cassadas pelo TREPE, e as câmaras de vereadores desses municípios deverá ter em breve uma nova composição.
Atuou como representante dos recorrentes, representando a Frente Popular de Lajedo, o advogado Antonio João Dourado Filho.
Por: Central de Notícias PE